segunda-feira, 20 de abril de 2015

"Próximo álbum pode ser de Samba" -Entendendo a questão com Helio Lima


Em uma declaração postada em seu perfil do Facebook, Helio Lima, vocalista e líder da banda HL Arguments, expõe algumas questões após tamanha exaustão pela repetição das mesmas indagações. Demonstra como é o real processo de fazer Música e assim "remar contra a maré". Leia seu texto na íntegra.

"Não estamos interessados em seguir padrão algum, muito menos os de aceitação. E talvez, nosso próximo álbum, será de Samba! Entenda porquê raios a HL Arguments grava em Inglês.
Desde que eu lancei com a banda Flat'n Sharp em 2008 nosso primeiro álbum '50 Days', eu convivo com a mesma pergunta preguiçosa de sempre: 'Por que vocês gravam em Inglês?'
Sempre tive muita preguiça de responder à essa pergunta, mas agora, decidi responder.
Primeiro que, quando a pessoa pergunta isso, ela mostra que não ouviu os nossos álbuns . Já começa por aí.
Tanto os dois lançados pela banda Flat'n Sharp, quanto os três álbuns lançados pela HL Arguments, contém canções em português, inglês, japonês, italiano e instrumental. Sendo assim, a banda HL Arguments grava em "HL Arguments". Não fazemos músicas em inglês, fazemos música. Somos uma banda nacional, com ABSOLUTO orgulho disso.
Quer dizer então que, só porque eu tenho alguns temas em inglês, eu virei americano?
Nós temos e mantemos essa proposta plural e multicultural, simplesmente porque música não tem fronteiras. Uma boa música, não tem idioma, tem musicalidade e pronto. Não estamos interessados em alimentar um "esteriótipo de aceitação".
Tá cheio de banda Independente que o que menos quer, é justamente ser independente. Ou seja, está só à espera de encontrar algum empresário e vender todo o seu material e por fim, 'acontecer'.
E o que é mais triste, é que a própria cena independente, ao invés de alimentar sua independência e auto gestão, está cheia de músicos desesperados para seguir padrões, gravar músicas cheias de fáceis refrões, com toda a característica de música enlatada que uma rádio pede.
Bunda moles. Sim, bandas bunda moles, como bem diz o crítico musical Regis Tadeu.
Nós nos recusamos a não ter controle intelectual sobre a nossa música.
E se você está à espera de refrões fáceis, letras legais e musica bonitinha, HL Arguments não é mesmo para você.
Ao passo que, se tivermos que gravar em português para estar na sua rádio, ou no seu site, ou no seu festival, ou no seu "qualquer coisa", sinto muito amigo, esconderemos de você nossos temas em Português. 
E vou mais longe ainda hein?? Nem nossos fãs vão nos tornar reféns de nossas músicas. 
Já há muitos deles atualmente que, vira e mexe, apresentamos um tema em português , e eles 'torcem o nariz'. Sim, isso mesmo!!! O que quer dizer que, provavelmente, o próximo álbum da banda, além de ser TODO em Português , pode ser até de "Samba", por que não? Ou você acha mesmo que, passaremos a vida reféns de uma fórmula, que não permite nem que gravemos o que bem entendermos? Para tal, assinaríamos um contrato e entraríamos 'no jogo', certo?
E mantendo essa postura, nossa música está disponível em todas as rádios onlines, serviços de Streaming, iTunes e lojas físicas que vão de Saraiva à Fnac, Livraria Cultura e por aí vai...
Mantendo essa postura, tocamos em diversos festivais em São Paulo, de Virada Cultural aos mais undergrounds. E quando nos faltou motivação para tocar em alguns deles, criamos o nosso próprio festival.
Não somos reféns de Coletivos, Bares, Festas, Gravadoras, rádios , produtores....e nem mesmo, dos nossos próprios fãs. Somos independentes, no mais alto grau e risco que isso representa.
Entendemos por fim que, está faltando fazer 'música por música' pura e simplesmente.
Menos expectativas, mais verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário